Fazenda Sustentável

Por dois anos consecutivos 2017 e 2018 a Fazenda Barra Grande foi finalista do prêmio Fazenda Sustentável da Revista Globo Rural e também foi finalista do Prêmio Novo Agro, promovido pelo Banco Santander em parceria com a ESALQ – USP, na categoria sustentabilidade.

O que faz a Barra Grande ser Sustentável é o equilíbrio entre o Social, o Econômico e o Ambiental.



Ambiental

A Fazenda utiliza energia alternativa, através do uso da água para mover o Engenho, o Moinho de Fubá e está restaurando outras estruturas antigas, como o Monjolo, a mini usina hidroelétrica, a máquina de beneficiar arroz e a Serraria.

Nas lavouras de Café e Cana de açúcar, adotamos técnicas de cultivo mínimo, rotação de culturas com leguminosas, manejo de roçada do mato com a utilização de fungos para acelerar a decomposição da matéria orgânica e a utilização de inseticida biológico.

Na produção de Cachaça, utilizamos os resíduos (bagaço e vinhaça) como adubo orgânico. No envelhecimento utilizamos a técnica de Solera, que preserva a integridade dos tonéis por muitos anos, evitando o descarte e a reposição com tonéis novos, que consequentemente utilizariam mais árvores.

Todas as Áreas de Preservação Permanente (APP) da Fazenda estão cercadas e reflorestadas e fazemos a coleta seletiva do lixo gerado na Fazenda.


Social

A Fazenda é maior geradora de empregos direto e indireto do município de Itirapuã. Preserva um patrimônio histórico, pois o Engenho é o único do Estado de SP que funciona movido a Roda d’ água, além de carregar por todo País o nome da cidade, através da Cachaça Santo Grau Itirapuã, que ganhou diversos prêmios, sendo reconhecida como uma das melhores Cachaças do Brasil pelo Ranking da Cúpula da Cachaça e do Jornal o Estado de SP e com isso, se tornou a maior referência para a população, sendo motivo de orgulho para o cidadão Itirapuanense.



Econômico

A Fazenda tem uma diversificação de atividades que proporciona um equilíbrio econômico, com investimentos constantes, distribuição de lucros para os Proprietários e a manutenção do emprego de várias famílias, a grande maioria morando na própria Fazenda. Associa a produção de Café, Cana de açúcar, Pecuária, Cachaça, Madeira Nobre e Turismo Rural, criando diversas atividades que se complementam e se integram.